Diferenças e curiosidades sobre casamentos na Itália e no Brasil

Diferenças e Curiosidades entre Casamentos no Brasil e Itália - - Gabi Rapuano Destination Weddings - Casamento na Itália

Quando faço as reuniões com os casais que querem casar na Itália, muitas vezes surgem dúvidas sobre as tradições do casamento aqui. Agora eu te conto alguns mitos, verdades e curiosidades para que vocês possam viver uma autêntica experiência na Itália. Já salva, compartilha e guarda para ler quando precisar!

1. TEM MESA DE DOCES? NÃO!

Para os italianos não existe a tradição da mesa de doces dentro do mesmo conceito que existe no Brasil. O que os italianos fazem em seus casamentos se chama “bomboniere”, ou seja, eles montam uma enorme mesa de confetes de amêndoas, de vários sabores, que os hospedes levam quando vão embora.

Mas dá para fazer a mesa de doces? Dá! A única questão é que o casal precisa ser flexível e entender que o conceito será diferente, que os doces servidos aqui não são iguais.

Afinal, é um sinal de consideração respeitar a tradição em um país que valoriza tanto isso.


2. TEM BOLO DE CASAMENTO? TEM, CLARO!

E pode ser feito como o casal desejar. Existem muitos profissionais aptos e que fazem bolos para casais do mundo inteiro. Porém, aqui na Toscana, a torta de casamento é feita na hora, é uma torta millefoglie deliciosa. Esse é um momento muito animado do casamento e uma experiência autêntica italiana.


3. NO CASAMENTO NA IGREJA, TEM PADRINHOS? SIM!

Tem padrinhos e o número de padrinhos que você desejar, porém os italianos não tem o hábito de colocar tantas pessoas no altar. No máximo, um do lado da noiva e um do lado do noivo. Na hora de assinar, são somente duas pessoas que precisam assinar a documentação, que são as testemunhas, para eles os “testemonies”.


4. COMO É A CERIMÔNIA RELIGIOSA?

A cerimônia religiosa aqui é uma missa, ou seja, tem a duração de uma hora mais ou menos. Os italianos fazem para os convidados o que eles chamam de “libreto”, que contém todo o descritivo da missa para que os convidados possam ler e acompanhar a liturgia.


5. POSSO DANÇAR ATÉ TARDE? PODE!

Porém, tradicionalmente os casamentos começam cedo e acabam cedo. Em muitos lugares, é preciso baixar o volume da música à meia noite para não perturbar os vizinhos. Existe um patamar de decibéis permitido pela lei. E eles cumprem as leis por aqui. Claro que existem casos, onde as locations são alugadas em exclusividade, que não possuem vizinhos perto, que possuem salas para montar a pista de dança no interno, e que os noivos podem dançar até mais tarde. Porém, o usual é a festa acabar às 01:00/02:00 da manhã.


6. PRECISO TRAZER UM DJ DO BRASIL? NÃO, mas existem casais que trazem. E uma questão de cultura. Na nossa cultura existem muitos ritmos musicais diferentes ( funk, bossa nova..) que não costumam ser tocados em casamentos aqui, mas que alguns casais valorizam. Obviamente no planejamento o casal muitas vezes escolhe as musicas da festa , porém, existem casais que não que querem abrir mão da “malemolência” de um DJ brasileiro. Aí é com vocês!


Quer casar na Itália e procura uma assessoria diferenciada? Fale comigo pelo WhatsApp.


Gostaram das dicas? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esse.



Visite o nosso Instagram para ver mais dicas, conhecer algumas locações e casamentos organizados por nossa equipe.



Anterior
Anterior

Dicas de Casamento no Estilo Boho